skip to Main Content

Reunião dos associados com palestra de Sheila Gomes

Caros Colegas Associados,

Com a presença de vários colegas de Curitiba e interior, realizamos no sábado, dia 14 de março de 2015, o primeiro evento promovido pela nova Diretoria. Agradecemos a todos pelo comparecimento. Segue abaixo um resumo das discussões.

Os slides já estão disponíveis na área restrita do site e as fotos podem ser conferidas aqui.

PALESTRANTE CONVIDADA2015-03-14 100_5535
Começamos com uma excelente apresentação de Sheila Gomes, “traduempreendedora” com quase 20 anos de experiência de tradução e responsável pelo www.multitude.trd.br, canal de formação e informação para tradutores e intérpretes.

O título da apresentação foi “Tradução e Interpretação: entre o par e o ímpar” e Sheila deixou bem clara a importância (e o retorno financeiro!) dos tradutores saírem do isolamento usual para interagirem com seus pares em associações, reuniões, congressos e encontros informais como os “cafés nada inocentes”.

A palestra da Sheila está disponível online para aqueles que não puderam comparecer. Por favor, entrem em contato pelo e-mail presidencia@atpp.org.br para receberem as instruções sobre como acessar este conteúdo.

SORTEIO DE INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO DA ABRATES
Em linha com a mensagem da Sheila, nosso segundo assunto foi a implementação pela ATPP de uma ação de incentivo aos sócios para que se tornem mais “pares” e menos “ímpares”. Por isso, serão sorteadas entre os sócios interessados adimplentes em 2015 até dia 31 de março duas inscrições para o VI Congresso da Abrates que será realizado em São Paulo de 5 a 7 de junho. Mais detalhes sobre manifestação de interesse e regras para o sorteio em breve aqui no site e também por email.

AÇÃO CONTRA “LEILÕES” DE ORÇAMENTO
Em seguida, comunicamos a intenção da ATPP por em prática uma iniciativa de educação do cliente que consistirá em enviar uma carta padrão a todos os clientes e tradutores consultados no que chamamos de “leilões”, ou seja, aqueles pedidos de orçamento enviados pelo cliente a dezenas de tradutores ao mesmo tempo.

O texto da carta está nos slides e, para iniciar esse projeto, precisamos que todos informem, NO GRUPO DE EMAILS, pedidos de “leilão” recebidos. Quanto mais rápido você informar, mais rápido poderemos agir. Espera-se, com isso, que a mensagem de leilão de preços chegue aos clientes, aos associados e aos não associados e tenha efeito educativo no longo prazo.

Encerramos esta discussão incentivando os colegas a se valerem da tecnologia para apresentarem orçamentos mais exatos e demos algumas dicas rápidas sobre o uso do Abbyy, um dos softwares de OCR disponíveis no mercado.

DENÚNCIA DE DESCUMPRIMENTO DA TABELA
Por fim, a ATPP deixou bem claro que a ação educativa será a providência tomada em relação à discussão de cobrança a menor por colegas associados e não associados. Explicamos que é juridicamente impossível a ATPP fazer denúncias, porque jamais será parte prejudicada em um caso de cobrança a menor que pode, inclusive, envolver dois associados.

Isso não impede, obviamente, nenhum associado de fazer esse tipo de denúncia depois de ler, com atenção, os artigos do decreto que rege nosso ofício e estar consciente de todas as etapas de um processo de denúncia e suas possíveis consequências.

Dito isso, pedimos que os associados não insistam, em qualquer fórum ou grupo de emails, para que a ATPP encabece qualquer tipo de denúncia por descumprimento da nossa tabela. Contamos com a compreensão e o bom senso de todos.

TRADUTOR JURAMENTADO COMO PESSOA JURÍDICA2015-03-14 100_5536
O próximo tema foi a explicação da presidente Andrea Doris sobre as últimas informações recebidas em relação à possibilidade de tradutores juramentados serem pessoas jurídicas e emitirem nota fiscal. Foi feita uma consulta informal a advogados especializados e haverá, em breve, uma reunião com a JUCEPAR para mais detalhes, inclusive sobre algumas mudanças que beneficiaram leiloeiros. Resta também a opção de pedirmos um parecer oficial de advogados o que, naturalmente, por ter um custo alto, exigiria uma consulta prévia aos associados para verificação do real interesse da maioria pelo tema.

Deixamos claro, também, que a ATPP tem função meramente informativa nesse sentido, repassando aos associados elementos que, talvez, possam embasar a tomada de uma decisão de caráter rigorosamente individual e que deve ser precedida de uma consulta a um contador de confiança.

MELHORIAS NO SITE
Informamos  que está em andamento um projeto para melhorias no site que provavelmente incluirá mudança de layout e tornará o site mais funcional para todos já que é uma forma de divulgação comprovadamente eficaz com um custo muito baixo. A título de comparação, foi citado que este em um benefício embutido em R$ 126,00 de anuidade enquanto a divulgação em uma ferramenta como o Guia Mais, só para citar um exemplo, custaria quase este mesmo valor mensalmente!

VERBA PARA TRAZER ASSOCIADOS DO INTERIOR PARA OS EVENTOS
Fiel à intenção de integrar mais os associados do interior, a ATPP designou uma verba de R$ 500,00 para que, além da nossa 2ª secretária, Roseane de Freitas de Umuarama, outro colega possa ser financiado para comparecer ao jantar do Jubileu de 25 anos programado para 23 de maio (data a confirmar). O benefício será concedido também através de sorteio entre interessados adimplentes em 2015. Mais detalhes em breve.

VOCÊ NÃO VAI PERDER A FESTA, VAI?
Você percebeu a menção ao nosso Jubileu, certo? Então reforçando: a ATPP comemora 25 anos no dia 19 de maio de 2015. Começamos pequenos e viramos gente grande a partir de 2012 quando muitos dos nossos sócios foram nomeados. Vamos comemorar não só as conquistas passadas, mas também a integração com tantos novos colegas e os planos para o futuro. Viviane Ribeiro, nossa Diretora Social, está empenhada na coleta de orçamentos para definirmos local, mas reserve o sábado dia 23 de maio para comemorar!

QUITE SUA ANUIDADE!
O 1º tesoureiro Adriano da Fonseca aproveitou a oportunidade do encontro para receber anuidades dos presentes que optaram por quitar imediatamente. Para os demais, relembramos o prazo de 31 de março. Os dados para depósito já foram divulgados, mas constam também dos slides.

Vale reforçar, uma vez mais, que só terão acesso aos benefícios acima os associados que estiverem quites até 31 de março, conforme prevê nosso estatuto.

PARTICIPE!!!
A mensagem final da reunião foi pedir a colaboração de todos porque a Diretoria nada mais é que um grupo de voluntários que dedica, dentro do possível, parte de seu tempo a iniciativas que possam beneficiar a todos. Contamos com a ajuda dos demais para isso!

E, finalmente, lembramos que ser sócio é um ato voluntário. Sabemos que muitos tradutores juramentados optaram por não se associar à ATPP. Nós, associados, devemos tentar trazer esses colegas para a ATPP para que se unam à classe. O que não devemos fazer é levar a ATPP até eles compartilhando informações e benefícios que são nossos, daqueles que se associam, pagam, colaboram e participam!

Fora tudo isso, claro, aproveitamos o momento para conversas, risadas e contatos regados a café e bolo!

Sentimos muita falta dos ausentes! Venha ao próximo, você vai gostar!

Diretoria ATPP

2015-03-14 100_5551

Back To Top
Search